As Profissões que mais causam estress

O site da revista Health listou as profissões que são mais propensas ha profissionais terem depressão, ocasionada por estilos de vida incomuns e estressantes. Você ficou na dúvida se sua profissão está na lista? Confira as principais carreiras que precisam de atenção, Exaustão, acúmulo de estresse e pressão a todo o momento. Esses são alguns dos males contemporâneos que podem causar depressão nos profissionais. Imagine então se a profissão que você escolheu está constantemente ligada a muitas outras características como essas?

1.Consultores financeiros e contabilistas: A frase “tempo é dinheiro” se coloca perfeitamente na situação. A maioria das pessoas não gosta de lidar com seus próprias finanças, então imagine lidar com milhares ou até milhões de outras pessoas? “Há grande responsabilidade em cuidar de finanças que não são suas e, ainda por cima, o profissional não tem controle do mercado. Nem sempre é sua culpa, mas mesmo assim, os clientes perdem dinheiro e eles provavelmente tirarão satisfações tão pouco educadas com esses profissionais”, ressalta a conselheira de saúde mental e PhD, Deborah Legge.

2. Profissionais de manutenção: Como iria se sentir caso apenas fosse procurado quando algo der errado? Isso é essencialmente o “ganha-pão” dos profissionais de manutenção, como encanadores, pintores, eletricistas, entre outros. Eles também têm de trabalhar horas incomuns, pois para atender a demanda, precisam ser rápidos e acessíveis, senão perdem para a concorrência.Ainda, ganham pouco e fazer trabalhos cansativos. “Em termos de colegas de trabalho, eles são isolados, e isso pode ser um trabalho um tanto solitário”, pontua o psicólogo clínico da Tufts University, Christopher Willard.

3. Profissionais de apoio administrativo: Pessoas dessas áreas, que incluem secretárias e atendentes, sofrem de um caso clássico: alta demanda, baixo comando. Eles estão na linha de frente, recebendo ordens de todas as direções, tanto dos clientes quanto dos patrões. Ainda, são normalmente mal-remunerados e se sentem inferiores por não ter poder para fazer além. Antes de duvidar do estresse causado por essa carreira, conte quantas vezes você já ouviu de algum atendente ou secretária a frase “isto não está ao meu alcance. Poderei lhe encaminhar para o gerente, aguarde”. Além disso, não são reconhecidos por seu trabalho e ainda precisam contornar educadamente qualquer crise de seus patrões ou consumidores.

4.Professores: Muitos professores trabalham em mais de uma ou duas escolas e ainda levam trabalho para casa. Em outras situações, eles aprendem a fazer muito com pouco recurso e tempo. “Há pressão para dar um bom ensino as crianças. Seus pais e escolas cobram do professor o cumprimento de normas e de demandas diferentes”, considera o psicólogo clínico da Tufts University, Christopher Willard. Para ele, as constantes cobranças podem fazer os profissionais esquecerem da razão de ter escolhido a área.

5.Artistas e escritores: Essas carreiras podem trazer contracheques irregulares, horas incertas e isolamento. Muitos diriam que pessoas criativas são menos tristes, mas pense se as mesmas não conseguem ter inspiração? De acordo com a publicação, houve um aumento de 9% dos profissionais da área que relataram problemas com depressão, em relação ao ano passado. “O que mais eu vejo é bipolariedade entre os artistas. A depressão é comum para aqueles que trabalham com artes, pois seu estilo de vida contribui para isso”, afirma a conselheira de saúde mental e PhD, Deborah Legge.

6.Garçons: Muitos garçons têm salários baixos e enfrentam jornadas de trabalho cansativas, tendo de lidar com inúmeras pessoas mal-educadas e briguentas. Enquanto 10% destes profissionais que enfrentam depressão a mais que no ano anterior, quase 15% são mulheres. “Muitas vezes, esse trabalho é ingrato. As pessoas podem ser rudes e há grande esforço físico diário. Quando as pessoas estão deprimidas, é difícil ter energia e motivação”, ressalta a conselheira de saúde mental e PhD, Deborah Legge.

7. Profissionais da saúde: Médicos, enfermeiros, terapeutas, fisioterapêutas e outros profissionais da área da saúde. Essas carreiras exigem longas e cansativas horas de trabalho e nos mais improváveis horários, tudo com muita atenção e cuidado. Além de atingir o físico, esses profissionais estão constantemente colocados em situações extremamente emotivas, em que vidas de outras pessoas estão em suas mãos, literalmente. Em outras palavras, o estresse e a pressão sempre desafiará seu bem estar. “Todos os dias eles estão lado a lado com doenças, traumas e mortes, além de lidar com membros da família dos pacientes. Isso pode gerar uma triste perspectiva, que todo o mundo é assim”, lembra Christopher Willard, psicólogo clínico da Tufts University.

8.Assistentes sociais: Não é surpresa constatar que os assistentes sociais estão entre os cargos com maiores chances de depressão. Lidar com crianças vítimas de abuso ou abandono e famílias à beira de inimagináveis crises e combinar essas situação com muita burocracia pode deixar qualquer profissional estressado. “É errado cultivar uma cultura que dita sacrifícios emocionais em pró de um bom trabalho”, diz o psicólogo clínico da Tufts University, Christopher Willard.. Isso se aplica, principalmente, com os assistentes sociais, que trabalam com pessoas carentes e se sentem presos ao próprio trabalho, por achar que não estão dando o máximo de si. É uma pressão muito grande atribuir ao seu trabalho sentimentos como tristeza, dor, felicidade, culpa.

9. Enfermeiras e cuidadoras de crianças: Esse grupo de profissionais está no topo da lista, com quase 11% que enfrentam a doença. Um dia típico pode incluir alimentação, banho e cuidar de pessoas que são incapazes de expressar gratidão e apreciação, "pois, eles estão muito doentes e muito pequenos para isso. Ou simplesmente não têm esse hábito”, revela o psicólogo clínico da Tufts University, Christopher Willard. “É estressante ver as pessoas doentes e não conseguir motivá-las positivamente”.


Fonte: Infomoney
            Yahoo


Toda profissão é estressante desde que a empresa não tenha uma política de prevenção contra doenças profissionais, na lista acima menciona as profissões que mais causam estress, mas como prevenir o estress no local de trabalho? através de prevenção, identificando as causas e eliminando-as para que o profissional tenha um ambiente de trabalho aconchegante, ou seja, tenha condições de trabalho digino, para tirar dúvidas leia a NR 17.


Comentario André Luis
Técnico de segurança do trabalho





CAT-Comunicação de Acidente de trabalho

Cadastro da Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT

A Comunicação de Acidente do Trabalho – CAT foi prevista inicialmente na Lei nº 5.316/67, com todas as alterações ocorridas posteriormente até a Lei nº 9.032/95, regulamentada pelo Decreto nº 2.172/97.

A Lei nº 8.213/91 determina no seu artigo 22 que todo acidente do trabalho ou doença profissional deverá ser comunicado pela empresa ao INSS, sob pena de multa em caso de omissão.

Cabe ressaltar a importância da comunicação, principalmente o completo e exato preenchimento do formulário, tendo em vista as informações nele contidas, não apenas do ponto de vista previdenciário, estatístico e epidemiológico, mas também trabalhista e social.


Fonte:. INSS

Atos inseguros e Condições inseguras

Acidente de trabalho, atos inseguros ou condições inseguras.


  Um trabalhador sofre um acidente, qual foi a causa do acidente? ato inseguro ou condição insegura? como responder estas perguntas, pois é veremos a seguir, estes termos não são mais usados por ficar uma lacuna em aberto, após a investigação do acidente chegava-se apenas a um termo culpa do empregado por não usar EPI's como também culpa do empregador por não dar condições seguras para o empregado (Culpa recíproca), esta teória é conhecida como TEORIA DA CULPA, ela foi instinta por não encontrar um motivo para a causa do acidente e sim um culpado.

  Esta teória foi substituída pela do RÍSCO SOCIAL, teoria esta que trata o acidente de trabalho como um acontecido do processo produtivo, ou seja, são varios fatores que levam a um acidente, veja alguns exemplos abaixo:

Cansaço fisíco.

Falta de treinamento.

Falta de conhecimento do ambiente de trabalho.

Aumento da jornada de trabalho.

Imprudência.

Negligência.

Imperícia.

Psicológico do empregado.

Condição subjetiva: são os fatores ligados ao indivíduo.
  1. Soldar, consertar tanque, equipamento ou recipiente sem permissão da supervisão, na presença de substância perigosa;
  2. Não execução de procedimento operacional / ordem de serviço;
  3. Presença de pessoas não autorizadas.
Condição objetiva: são os fatores ligados ao ambiente de trabalho, que causaram ou contribuíram para a ocorrência do acidente.
  1. Equipamentos defeituosos;
  2. Ferramentas manuais inadequadas;
  3. Problemas de espaço e circulação;
  4. Condições de arrumação e limpeza;
  5. Proteção inadequada;
Estes foram alguns exemplos citados, apartir desta teória tornou-se fácil encontrar o motivo do acidente pois a investigação indica qual foi a falha que levou o empregado a sofrer a lesão, tornando fácil criar mecanismos para eliminar o risco de acidente do meio ambiente de trabalho.

Escrito por André Luis.
Técnico de segurança do trabalho.
Fonte.: FABIO HENRIQUE RIBEIRO,UNOPAR.


Método Retrospectivo ou Prospectivo

Retrospectivo ou Prospectivo(prevenção).


 A segurança e saúde do trabalhador a cada dia que se passa está cada vez mais comprometida, por que as empresas estão utilizando o método conhecido como Retrospectivo(corretivo), que é um método baseado em algo que aconteceu, ou seja, e um método errôneo.

Veja o exemplo a seguir:

Em uma obra acontece um acidente com o operador de serra elétrica foi constatado através de pericia que não existia um plano de ação para a obra, o PCMT(Programa de condições do meio ambiente de trabalho da construção civil), após o acidente a construtora cria um plano de ação baseado no acidente que ocorreu,este método e o Retorspectivo.

Este método de ação faz com que o índice de acidente cresça a cada dia que se passa, com este método a empresa estará sempre um passo atrás do acidente, onde o certo é buscar pelo método Prospectivo(prevenção) onde o profissional de segurança do trabalho através de técnicas e métodos busca identificar,avaliar e eliminar os riscos existentes no ambiente de trabalho, com a prevenção a empresa estará sempre um passo a frente do acidente, fazendo com que a qualidade de vida do trabalhador melhore a cada dia que se passa, vale salientar que segurança do trabalho não é gasto é lucro.


Escrito por André Luis.
Técnico de segurança do trabalho.

FAP X RAT

Entenda o FAT(Fator Ancidentario de Prevenção) e o RAT(Riscos Ambientais de Trabalho)


O Fator Acidentário de Prevenção - FAP fundamenta-se no disposto na Lei Nº 10.666/2003. O FAP é um importante instrumento das políticas públicas relativas à saúde e segurança no trabalho e permite a flexibilização da tributação coletiva dos Riscos Ambientais do Trabalho (RAT) - redução ou majoração das alíquotas RAT de 1, 2 ou 3% segundo o desempenho de cada empresa no interior da respectiva SubClasse da CNAE.
O FAP anual reflete a aferição da acidentalidade nas empresas relativa aos dois anos imediatamente anteriores ao processamento (exemplo: o FAP 2010 tem como período-base de cálculo janeiro/2008 a dezembro/2009). O FAP anual tem como período de vigência o ano imediatamente posterior ao ano de processamento (exemplo: o FAP 2010 terá vigência de janeiro a dezembro de 2011).
O processamento do FAP anual, a partir do processamento no ano 2010 segue o padrão metodológico definido na resolução CNPS Nº 1.316/2010.


Atenção:

Empresas optantes pelo Simples ou Filantrópicas não possuem FAP calculado. Para maiores detalhes, clique no menu "Documentos de Apoio" da página do INSS.

Para acessar leis, atos normativos, perguntas freqüentes e respectivas respostas, entre outros, clique no comando "Documentos de Apoio" no canto superior esquerdo da página do INSS onde fala sobre FAP/RAT.


Fonte: INSS
          Fastconsultoria

Culpa recíproca

TST-tribunal superior do trabalho.


O que é Culpa Recíproca?

Quando, por decisão da Justiça do Trabalho, o empregador e o trabalhador foram responsáveis, na mesma proporção, pela rescisão do contrato de trabalho.


Assista o video a seguir e tire suas dúvidas:






Comunicação de Acidente de Trabalho.

 COMO REGISTRAR A COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO - CAT PELA INTERNET

 A empresa é obrigada a informar à Previdência Social todos os acidentes de trabalho ocorridos com seus empregados, mesmo que não haja afastamento das atividades, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência.


A empresa que não informar o acidente de trabalho dentro do prazo legal estará sujeita à aplicação de multa, conforme disposto nos artigos 286 e 336 do Decreto nº 3.048/1999.


O acidente de trabalho ocorrido deverá ser comunicado ao INSS por meio da CAT e deve se referir às seguintes ocorrências:

 

  • CAT inicial: acidente do trabalho típico, trajeto, doença profissional, do trabalho ou óbito imediato;
  • CAT de reabertura: afastamento por agravamento de lesão de acidente do trabalho ou de doença profissional ou do trabalho; ou
  • CAT de comunicação de óbito: falecimento do empregado decorrente de acidente ou doença profissional ou do trabalho, após o registro da CAT inicial. 


A CAT deverá ser preenchida com todos os dados informados nos seus respectivos campos, em quatro vias, com a seguinte destinação:

 

  • 1ª via: ao INSS;
  • 2ª via: ao segurado ou dependente;
  • 3ª via: ao sindicato dos trabalhadores; e
  • 4ª via: à empresa. 


 Com apena um click você terá acesso ao formulário digital para abrir a CAT.

 





Parceiro

Parceria entre CONSST e Safety Work

Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho A CONSST e Safety Work empresas especializadas em Higiene Ocupacional e Segurança do Tra...